Você sabia que o cérebro gasta muita energia? Ele tende a ir para a zona de conforto para economizar energia inclusive quando se há a necessidade de entrar em conflito.
A zona de conforto pode ser definida como a nossa tendência a fazer o que é fácil, cômodo e conhecido, sem intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos ou de começar algo novo ou desafiador, que demande autodisciplina, motivação e comprometimento, e que cause dispêndio extra de energia e nos tire da inércia…
Em muito casos isso é prejudicial ao andamento dos nossos projetos, dos nossos compromissos e dos nossos sonhos, e o que fazer?
Na PNL programação neurolinguística tem a ferramenta de frases de efeito que podem nos guiar pelo período necessário a uma transformação de pensamento e com técnicas de coach colocar as ações em prática.
Frase: “Eu ajo apesar do medo, apesar da dúvida, apesar da preocupação, apesar da inconveniência, apesar do desconforto, eu ajo quando não estou com vontade de agir”. “A vida começa quando a Zona de Conforto acaba, vou viver agora”.
Ações: aprenda a ser muito competente e comprometido em tudo que fizer, seja muito curioso, leia bastante, faça interações pessoais, faça parte de alguma entidade na sua área/ faculdade/ sociedade, pratique esportes coletivos/ aventura, faça trabalhos voluntários, proporcione-se lazer saudável e gratificante. Vá à praia, à um sítio, à uma praça, passeie, pois estar em movimento lhe ajudará a deixar sua zona de conforto e você fará novas conexões mentais.
Certamente com essas dicas propostas você sairá de onde está e seguirá rumo as realizações equilibradas e bem-sucedidas.
Faça com que sua confiança seja sempre maior do que seu conforto. Aprenda a fazer e depois faça.
Sonhe grande!