Transição de Carreira

Eu sou a Lita Morais, brasileira, casada há 37 anos, mãe, avó, residente em Diadema. Minha empresa está localizada em São Bernardo do Campo e, incrivelmente, já são 13 anos atuando profissionalmente com a Programação Neurolinguística – PNL.

Depois de ter trabalho dentro dos regulamentos de Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, por mais de 30 anos, em uma multinacional alemã, período do qual eu sou profundamente grata pelas oportunidades, pois foi nesse período que me encontrei profissionalmente. Passei por diversas etapas evolutivas no plano de carreira até alcançar o cargo de gerente financeira e controller. Posso dizer que venci: conquistei minha estabilidade, me sustentei e me aposentei nessa empresa. Afinal fui registrada aos 14 anos de idade e ao longo dos anos cumpri todo o tempo necessário para isso.

No entanto, ao chegar nessa nova fase da vida, eu queria continuar produzindo, tanto para mim quanto para o mundo. Foi nesse momento das minhas análises e pesquisas que conheci as ferramentas e técnicas da Programação Neurolinguítica – PNL. Fiquei encantada, ao perceber que, com elas eu poderia obter sucesso e bons resultados em todas as áreas da minha vida. Além disso, eu poderia ajudar profissionalmente as pessoas que se aproximassem de mim a superar suas questões, dúvidas e angustias e se tornarem mais felizes ainda.

Com isso, migrei dos estudos sobre controles financeiros para os estudos da psique humana. Fui com muita disposição e certeza. Ao concluir a minha primeira formação na academia do curso “Practitioner”, abri minha Micro Empresa – ME e consequentemente uma clínica de atendimento em Diadema, onde meus clientes eram ao parentes como pro bônus (sem custo), amigos e conhecidos pagantes.

No primeiro ano foi tudo tranquilo, correu tudo bem. Eu via os gastos como investimento e ainda contava com a reserva da rescisão da empresa anterior. No entanto, com o tempo meus custos começaram a superar a minha receita. Já tinha secretária, aluguel e outras obrigações a pagar. Quando a reserva acabou, precisei recorrer ao cartão de crédito e aos empréstimos bancários. Foi quando a escassez chegou com força total.

O que ocorreu?

Eu me perdi no tamanho do meu sonho. Criei uma meta arrojada logo para início de negócio, quando deveria ter sido mais conservadora e permitir um crescimento gradual. Ironia do destino: eu, que vinha da área de controladoria e que, aos 06 anos de idade, já ganhava dinheiro engraxando os sapatos dos parentes e vizinhos do bairro, que aos 12 anos fazia barras de calças (boca de sino) para as costureiras da redondeza, que sempre pensei em sustentar e ajudar a família, agora me via sem ganhos suficientes para suprir minhas necessidades.

Embora tivesse um suporte para minhas despesas básicas, queria que o meu negócio se sustentasse, me sustentasse e, além disso, gerasse oportunidades para outras pessoas. Foi então que me candidatei a trabalhar na ONG “Jerry Bolsas”, onde eu recebia um valor social. Mantive os atendimentos que ainda pude, e me envolvi em grupos de networking, o que abriu possibilidades, fortaleceu minha confiança e manteve a minha disposição.

O primeiro grupo que conheci foi o, “Mulheres que Decidem”, onde tive o privilégio de encontrar a CAROL AGUIAR, (escrevo com letras maiúsculas, pelo merecimento). Ela chegou com muita energia, vontade de orientar, ouvir, divulgar e apoiar mulheres que estavam iniciando seus negócios. O grupo evoluiu e passou a ser o chamado “Conversa de Mulher” com a Carol à frente, mantendo sua disposição, energia, destreza, humildade e vontade de multiplicar o conhecimento e ajudar as participantes a produzirem valor.

Foi então que virei a chave.

Vendi tudo que podia para quitar as contas, dispensei a secretária, mudei de Diadema para São Bernardo onde encontrei uma casa simples e acolhedora. Esse novo espaço me ajudou especialmente com outros profissionais, obtendo uma renda extra e ajudando-os também. Aprofundei meus estudos não só em PNL, mas também em outras ciências da psique humana, como: Coach, Psicopedagogia, Psicanálise, Psicologia Positiva, entre outros.

Insisti, persisti, perseverei. Hoje, estou no mercado com a situação regularizada e com o sonho tomando a forma ideal para se tornar realidade, garantindo minha sustentabilidade em todos os sentidos. Sou imensamente grata por todo o suporte que recebi, por todas as pessoas que me cercam e por aquelas que eu também pude apoiar.

Acredito que as pontes invisíveis do caminho me trouxeram até aqui. Hoje posso dizer que sou uma psicoterapeuta de sucesso, que superei desafios e obstáculos, e que estou disposta a apoiar aqueles que desejarem a minha ajuda – ou que me encontrarem por acaso.”

Lita Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima