Fobia é a ansiedade deslocada.
Você tenta prever o que não pode, começa a pensar naquilo que imagina, então a mente acelera e começa a dar voltas em torno de si mesma, repete várias e várias vezes o mesmo cenário, plausível ou absurdo num ciclo quase impossível de interromper (PNL).
A ansiedade boa é aquela que nos protege de algum modo para sobrevivência viver em grupo (sociedade) há necessidade de esforço para ser aceito, o convívio por vezes leva a disputas que podem ser resolvidos indevidamente através de violência.
O ser humano já domina predadores, vence doenças, produz comida e cria leis para controlar a violência.
Algumas preocupações que causam ansiedade além do necessário: assalto, contas de casa, manter o emprego, manter o relacionamento, solidão, aceitação, etc… “Os medos se transformam”.
Medo ou ansiedade são ativados diante de uma ameaça, porém o medo é imediato e a ansiedade nos motiva a reagir imediatamente a ameaça futura. Quando sentimos medo de alguma coisa começamos a nos preocupar com a consequência dela, diz Le Doux.
Motivos de Medo e Ansiedade: Arma, escuro, horário, becos, excesso de escolha, barulho, sombra, etc…
Causas de medo e ansiedade: Famílias menos estruturadas, abusos, bullyng, exposição a violência, uso de substancias psicoativas, alto custo de vida. (Seu ou de alguém próximo á você).
Gatilho da ansiedade e medo: Acontecimentos estressantes para você.
Nossas respostas para o perigo são: Fugir ou enfrentar.
Nosso cérebro por vezes entra em situação contraditória no sentido da inclusão, ou seja mesmo estejamos em multidão vivemos de forma solitária nela, sendo que isso pode causar relacionamentos mais fracos. O cérebro consegue manter boas relações numa estatística de até 150 pessoas, mais que isso ele começa a se perder de informações básicas como o nome, fisionomia e interesses.
Atualmente com o trabalho fora de casa, o cenário com a família nuclear (pai, mãe, conjugues, filhos) diminuiu, amigos e primos, tios distanciou as oportunidades de encontro, com isso sobraram as relações hierárquicas e impessoais de trabalho ou consumo.
Nós precisamos de proteção ou assistência, então nosso cérebro nos coloca em estado de autopreservação.
O fatos de haver muitas oportunidades de escolha também causa ansiedade (coach) fazer segmentações para amenizar isso.
A checagem constante e as comparações para evitar arrependimentos também causam ansiedade. Por vezes na comparação de sucessos demonstrados versos os sucessos próprios causa insegurança e calculamos nossos valores de forma distorcida, a ponto de baixar a autoestima e buscar o perfeccionismo.
Ajudar faz tão bem quanto a ser ajudado!
Por isso, o controle da ansiedade e do medo é possível quando compensamos seus efeitos negativos nos aproximando de outras pessoas, pedindo ou oferecendo apoio.
“ A PNL apoia você e quer o seu apoio”.
Lita Morais