PSICOPEDAGOGIA
O que devo fazer? Estou fazendo direito? Devo começar de novo? Estou aprendendo? Devo continuar?
Desde 1940 e pós guerra a psicopedagogia passou a ser uma das teorias como alternativa ao modelo positivista da realidade sendo ela o estudo de como as pessoas constroem o conhecimento dentro de si.
A psicopedagogia se propõe a identificar os pontos, que porventura, está travando a aprendizagem do indivíduo em questão, e a apresentar estratégias e ferramentas que possibilite, facilitar esse aprendizado, essa teoria se apoia em teses e estudos da psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, neurociências, neuropsicopedagogia, entre outros.
Com isso você ou sua empresa conseguirá obter uma evolução incrível, há uma ilusão de que o campo de atuação dessa matéria seria aproveitada apenas por crianças, porém na verdade em qualquer idade uma pessoa pode evidenciar algum bloqueio na aprendizagem de qualquer assunto como, estudos pedagógicos, trabalhos especializados, esportes, instrumentos variados, músicas, línguas estrangeiras, linguagens diversificadas como libras, braile, etc…
A estratégia de avaliação e intervenção do psicopedagogo para o aprendiz será definida através de investigação da forma que ele utiliza as conexões, assimilações, raciocínio, comunicação, curiosidade, interesse, desenvolvimento congnitivo (capacidade de adquirir conhecimento e utilizá-lo) , etc….
Então, os processos oferecerão respostas para muitas perguntas escondidas no pensamento das pessoas, lembrando: pessoas de qualquer idade. Respostas essas que o tranquilizarão para seguir uma vida de evolução e aprendizagem efetiva.