Alterísta – Dar e Receber

É da natureza humana gostarmos de dar e receber com compaixão, porém acostumados a uma cultura em que comprar, trabalhar para ganhar e merecer são os modos padrão de intercâmbio, muitas vezes, nos sentimos desconfortáveis com esses simples atos.

Temos, então que aprender e nos encorajar a receber apreciação com a mesma qualidade empática que expressamos ao encontrar outras mensagens, sim porque essa troca “dar e receber” pode ser de coisas, palavras, carinhos, informações, dicas, etc….

Temos também que ressignificar o ditado popular que menciona “Dar é melhor que receber”, porque ele faz com que, mesmo a brincadeira de amigo secreto utilizada normalmente nos finais de ano nas festas de confraternização, saiam do objetivo ideal que é a reciprocidade.

As duas atitudes têm a mesma importância, se você receber certamente deixará alguém feliz.

Diga para si mesmo: eu sou um excelente recebedor, estou aberta(o) e propenso a receber todos os bens e bençãos a mim chegadas. Isso é treinamento coaching com PNL.

Quando damos e recebemos sem críticas estamos praticando a sintonia que nada mais é do que energia que existe entre pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas e essa é a melhor forma de equilíbrio.

Imagine como você poderia dar algo se do outro lado, não existisse alguém para receber.

É certo que cada qual pode contribuir com atributos e dons diferentes e chegar a mais bela das habilidades sociais, por isso se você quiser ser conservador e prudente, sempre dê mais do que aquilo que espera receber, assim você vai cuidar de si mesmo e cuidar do outro.

Faça com que “equilíbrio” seja sua palavra de ordem.

Sugestão de leitura de Texto – A Pergunta de Amanda

Lita Morais     lita.pnl@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima