Como Identificar a Insônia

Richard Blander e John Grinder precursores da PNL – Programação Neurolinguística constataram em seus estudos que para nossa mente um pedido vira uma ordem e ela quer sempre nos atender, independentemente do que ela precisar fazer. Então, quando queremos algo a exemplo de ter uma noite de sono completa o ideal é analisar o que deve ser feito para parar de pensar ou deixar de pôr atenção para relaxar e conquistar esse objetivo.

Em pesquisas de medicina foi definido que ter insônia é ficar 03 noites por semana sem dormir num período mínimo de 90 dias.

Atualmente existem várias técnicas e tratamentos para reverter esses quadros, e em minha opinião todas elas são bastante eficazes para determinada pessoa, porém há de se verificar a constância dessa solução e o fortalecimento da mudança comportamental proposta e introduzida em sua vida através delas; pois assim que o fenômeno quiser voltar a se manifestar a sua própria conversa mental (PNL) te fará manter o controle, e te lembrar que quem vai mandar em você é você mesmo.

Veja bem, quantas pessoas dizem sofrer com insônia e adora tirar aquele cochilo, aquela soneca mesmo no sofá da sala de casa ou até dos consultórios? Como será que vem essa vontade quase que impossível de conter-se nos ambientes sociais e na cama onde você costuma dormir os seus olhos se recusam a fechar, a sua mente se recusa a descansar e seus pensamentos se recusam a parar de circular?

Deixo aqui 03 dicas de reprogramação mental e desligamento dos pensamentos para que você tenha as noites dos seus sonhos:

1 – Converse consigo mesmo informando os passos que você vai seguir em palavras simples:

       Eu vou me deitar agora 23h para dormir 8h e despertar as 7h com disposição.

2 – Fale, pense ou ouça coisas que costumam te entediar ou que não façam o menor sentido:

       Escolha um número alto (581) e comece a contar de forma invertida bem lentamente e com som baixinho, quando se perder volte ou continue de onde imaginar que estava.

3 – Identifique o seu querer dormir e informe-se sobre esses motivos:

  1. Eu quero dormir para descansar corpo e mente
  2. Eu quero dormir para estar alerta amanhã
  3. Eu quero dormir para relaxar completamente

Evite ou isole o pensamento de que quer dormir porque é noite e a noite todos dormem.

Você é único e individual, acredite!

Lita Morais     lita.pnl@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima