O cérebro humano devido a sua plasticidade nos permite aprender a cada dia algo novo, por isso precisamos exercitar a prática de aprender a aprender.
Toda aprendizagem vem dos 05 sentidos e quem nomeia é o cérebro. Há várias formas de aprendizado de acordo com as representações (sentidos) de cada pessoa.
A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, exemplifica algumas formas de sucesso obtidos nesses últimos anos como: Mapa mental, mentalização de conteúdo no início do sono, memorização, perguntas e respostas, ênfase apenas nos verbos do texto, etc.
Aprender é manusear as informações adquiridas. O cérebro não armazena dados e sim caminhos que nos levam a respostas e soluções.
As representações – sentidos – de cada pessoa se alteram de acordo com o ambiente, os contatos e as experiências do momento. Podemos estar mais visuais do que auditivos, mais cinestésicos do que visuais, mais auditivos do que cinestésicos e vice-versa.
O processo de Coaching – processo de ações e treinamentos – levará o profissional a ser o “olho externo do cliente” vendo por ângulo diferenciado, ouvindo e entendendo pelas entrelinhas, a fim de clarear o lado obscuro das manifestações que o distancia de atingir seus objetivos.
Podemos mudar a nós mesmos, nosso olhar, nossa escuta, nossos pensamentos e principalmente podemos mudar nossas atitudes e nossas ações.
“Aprender é arriscar-se a fazer dos sonhos, textos visíveis e possíveis”. Valéria R. Lourenzo
Lita Morais