A vida e a bicicleta

Se nos atentarmos ao processo evolutivo da vida e o andar de bicicleta, poderemos notar várias semelhanças e lições comportamentais.

No começo precisamos de rodinhas de apoio, companhia instrutiva e muito incentivo falado, tocado e olhado. Os incentivadores sabendo que haverá tombos, deslizes e machucados, providenciarão por nós os equipamentos de segurança, nesse caso capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Aos poucos vamos nos equilibrando e conquistando confiança e segurança ao ponto de abandonar as rodinhas e arriscar algumas curvas, já sabemos que é preciso estar em constante movimento para permanecer em pé.

Cair, ferir, sentir dor, levantar-se, sarar e seguir em frente faz parte do caminho e a evolução se faz necessária, então nos inscrevemos numa corrida. Na largada estamos todos juntos e com o desafio vem também os sentimentos de cansaço, dúvida sobre a própria capacidade, monotonia, desânimo, solidão; teremos as surpresas das curvas desconhecidas, falha mecânica, etc., mas entendemos que todo esforço será um dia recompensado, reconhecido e valerá a pena sentir a felicidade da linha de chegada.

Nesse momento mais crítico daquela vontade de desistir é hora de lembrar que toda decida é também uma subida, que a oportunidade de conhecer onde andamos – pedalamos – é fantástica, e que afinal de contas nós adquirimos experiências e segurança, nós deixamos o medo passar e a partir desse instante de consciência passamos a apreciar a paisagem, a sentir o frescor da brisa no corpo e a perceber nossa verdadeira força de viver.

Uau! Já podemos escolher a direção a seguir, segurar firme no guidom e se preferir levar uma companhia na garupa, estamos cientes de que somos mesmo fortes para aguentar o peso da escalada, temos coragem e alternativas.

É importante que se furar um pneu ou quebrar o aro imediatamente vamos recuperá-lo voltando a precisar e pedir ajuda e incentivo aos especialistas, porém sem perder o foco, mantendo a capacidade respiratória e usando as engrenagens disponíveis.

– Toda essa trajetória pode ser vivida e representada num bom processo de coaching cognitivo que utiliza as ferramentas e técnicas de PNL – programação neurolinguística, psicopedagogia e outras ciências que se fizerem necessárias para que você veja, sinta e perceba seu sucesso.

VOCÊ ESCOLHE A DIREÇÃO – EQUILIBRE-SE E MANTENHA O FOCO.

Lita Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima