Há três níveis de certeza na vida: opinião, crença e convicção.
– As opiniões podem ser mudadas facilmente, já que se baseiam em percepções transitórias, ela é fundamentada em um conhecimento vago da realidade, é uma forma de ver, pensar e até julgar a atitude de um indivíduo ou grupo em relação a um determinado parâmetro.
– As crenças são muito mais fortes porque se baseiam em muitas experiências, vivências e emoções, ela tem um processo mental que pode ser racional ou uma sensação interna, é uma certeza própria, você realmente acredita naquela verdade, lembrando que certeza e verdade são realidades diferentes.
– As convicções baseiam-se numa intensidade emocional tão grande que a pessoa tem tanta certeza que possibilita a fúria e a cegueira diante de uma diversidade, para a pessoa é uma verdade real, pois há provas ou razões intimas para ela.
Pense! Será que alguma certeza ou opinião se aproxima da convicção?
Vale a pena analisar se estamos fortalecendo mais ainda nossas convicções, verificar se nossas crenças são opiniões e como nos sentimos mais fortes, um dia eu li um diálogo assim:
“Você está segurando uma xícara de café quando alguém chega e encosta ou balança seu braço, fazendo com que derrame o café por todo lado.
Por que você derramou o café?
Bem, porque alguém encostou em mim, é claro!” Resposta equivocada.
Você derramou o café porque o café estava na xícara. Se dentro houvesse chá, você teria derramado chá. O que quer que esteja dentro da xícara é o que será derramado.
Portanto, quando a vida chega e balança você seja o que for que esteja dentro de você irá sair. É fácil fingir até que você seja chacoalhado.
Então temos de perguntar a nós mesmos… o que há dentro da minha xícara?
Quando a vida fica difícil, o que derrama? Alegria, gratidão, paz e humildade? Ou fúria, amargura, palavras e ações duras? Você escolhe!
Pense! O que há dentro da sua xícara?
Que tal se esforçar para encher sua xícara de gratidão, perdão, alegria, palavras positivas para si mesmo e para os outros, bondade, gentileza e amor?
Lita Morais lita.pnl@gmail.com